Sindicato dos Trabalhadores em Refeições Coletivas, Refeições Convênio, Cestas Básicas, Cozinhas Industriais e Restaurantes Industriais de Jundiaí e Região.

Fale conosco: (11) 2136-6500
  • Você está aqui:

NEGOCIAÇÕES DATA-BASE JUNHO 2021/2022 – COZINHA INDUSTRIAL

Após 5ª reunião de negociações, realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, entre o SINDERC (Sindicato das Empresas) e os Sindicatos dos Empregados – SINTERC NORTE OESTE SP, SINTERCOJ (Jundiaí e Região), SINTERCUB (Cubatão e Baixada Santista), SINDINUTRI SP (Nutricionistas do Estado de São Paulo), assistidos pela CONTERC (Confederação Nacional de Trabalhadores em Refeições Coletivas) –, os representantes dos trabalhadores saíram frustrados por não terem uma proposta satisfatória.

Na última quarta-feira (09/06), foi divulgada a inflação (INPC) acumulada no ano em 8,9% (oito virgula nove por cento) e a proposta dos patrões não passou de 4% (quatro por cento), alegando que as empresas vão se reunir para avaliar o índice divulgado. Houve até a cogitação de fracionar (dividir em várias vezes) o reajuste desse ano. Essa situação chega a ser de desrespeito e falta de consideração com os trabalhadores que, durante toda pandemia, não saíram da linha de frente, alimentando trabalhadores de outras categorias todos os dias.

Quando a inflação é baixa, como aconteceu no ano passado – 2,05% (dois virgula zero cinco por cento) –, os trabalhadores têm que se contentar com migalhas e quando a inflação está alta, além de não querer recompor as perdas nos salários, ainda querem dividir o reajuste. Mas, na hora de aplicar reajuste nos descontos dos benefícios, o céu é o limite. Dão com uma mão e tiram com a outra.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 18/06, às 10h, onde a maioria das empresas já terão fechado a folha de pagamento e os trabalhadores, mais uma vez, receberão seu reajuste somente no pagamento de julho, isto é, no 5º dia útil de agosto.

Os sindicatos laborais, inconformados com essa manobra, decidiram fazer uma semana de mobilizações/assembleias nas portas das unidades (empresas clientes) chamando a atenção dos trabalhadores, ouvindo suas opiniões e decidindo com eles os próximos passos.

Lutaremos pela reposição da inflação, ganho real, sem fracionamento do reajuste e manutenção dos benefícios.

JUNTOS SOMOS FORTES!!!